quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Conceitos Iniciais da Química

Conceitos Iniciais da Química

  • Matéria: Tudo que possuir massa e ocupar lugar no espaço será considerada matéria;
  • Corpo: Porção Limitada da Matéria;
  • Objeto: Um corpo com alguma função específica.
Ou seja, Você tem uma árvore(Matéria) e você a corta e leva sua madeira(Corpo) para transformar em lápis(Objeto).
  • Sistema: Parte do universo que será utilizado para análise. Este pode se dividir em dois:
  1. Heterogêneo: Nós conseguimos distinguir seus componentes.(Aqui dividimos os componentes em FASES);
  2. Homogêneo: Não distingue-se os componentes;
                                             

SUBSTÂNCIAS

Podem ser PURAS ou MISTURAS:

- Puras: Se dividem em Simples(Quando é formada pelo mesmo elemento químico) ou Compostas(Elementos químicos diferentes);

Exemplo: água ou H2O(destilada). Ela é uma substância Pura Composta e já que é pura, possui características próprias e fixas:

  1. Ponto de Ebulição(PE): 100º C
  2. Ponto de Fusão(PF): 0º C
  3. Densidade: 1kg/L ou 1g/mL
                                
- Mistura: Podem Azeotrópicas(onde o PF não é constante) ou Eutéticas(onde o PE não é constante).

Exemplo: Ligas Metálicas são exemplos de misturas eutéticas, onde o PE possui um intervalo próprio e o PF é constante.

- Densidade: 8,6 g/cm³
                                    

Densidade calcula-se através da relação da massa por volume: D = M/V

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS


  • Decantação:  Em uma mistura heterogênea SÓLIDO/LÍQUIDO como água/areia espera-se o composto mais denso se depositar no fundo(no caso, a areia) e de maneira cuidadosa, inclina-se o recipiente para que o menos denso(água) vá para outro recipiente.
  • Centrifugação: Coloca-se a mistura em rotação em uma centrífuga. Este é método é geralmente usado para quando a ação da gravidade é muito lenta para a separação.
  • Filtração: é um método utilizado para separar sólido de líquido ou fluido que está suspenso, pela passagem do líquido ou fluido através de um meio permeável capaz de reter as partículas sólidas.
  • Filtração à vácuo: A diferença é que se aplica um vácuo (baixa pressão) dentro do recipiente que coletará a solução filtrada, o que faz com que haja uma sucção que acelera o processo.

  • O esquema a seguir mostra a aparelhagem que é usada na filtração a vácuo, também chamada de filtração a pressão reduzida. Esse tipo de filtração utiliza o papel de filtro na forma original de círculo dentro do funil de Buchner (um funil bem maior e pesado, feito de porcelana e que contém vários furinhos como se fosse uma peneira). Esse funil é acoplado ao kitassato com uma borracha que impede a entrada de ar dentro dele. Uma mangueira acoplada a uma trompa de água puxa o ar de dentro do kitassato, diminuindo, assim, a pressão dentro dele. Desse modo, quando se passa a mistura por esse sistema, a diferença de pressão leva à sucção da parte líquida e deixa o sólido no papel de filtro praticamente seco: 
                                                                Esquema de aparelhagem para filtração a vácuo
    • Funil de Separação: Para usá-lo, os dois líquidos em uma mistura são vertidos dentro do funil através do bocal, com o registro fechado. O funil é então tapado, agitado, invertido e o registro é aberto cuidadosamente, para liberar a pressão em excesso, e deixado em descanso. Depois, o registro é aberto de forma a deixar que o líquido mais denso escoe para um outro recipiente.
    • Dissolução Fracionada: Dissolução fracionada é um método de processo de separação para separar misturas heterogêneas de dois ou mais sólidos, quando apenas um dos componentes se dissolve em um dado solvente.
    • Evaporação ou Destilação Simples: A solução no balão é esquentada, até que o líquido com menor ponto de ebulição comece a evaporar. Ao evaporar, ele só tem o condensador como caminho a seguir. As paredes do condensador são frias, pois a sua volta passa água fria. Ao entrar em contato com essas paredes frias, o vapor se condensa, retornando ao estado líquido. Após algum tempo, todo o líquido de menor ponto de ebulição terá passado para o béquer, e sobrará a outra substância, sólida, no balão de vidro.
                                                      
    • Destilação Fracionada: No balão de vidro é colocada a mistura. Ao ser aquecida, a substância de menor ponto de ebulição irá evaporar primeiro, e logo em seguida, a outra substância vai evaporar também. Porém, ao encostar nas bolinhas da coluna de fracionamento, a segunda substância vai condensar, voltando para o balão, e a outra substância continuará subindo, até encontrar o condensador. O termômetro serve para manter uma temperatura constante, um pouco acima do maior ponto de ebulição. Ao final do processo, o béquer conterá o líquido mais volátil, e o balão de vidro terá o líquido menos volátil.

                                      


    _________________________________________________________________________________

    Então é isso pessoal, logo mais deixarei uma lista de exercícios para vocês treinarem.

    Abraço e Fui.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário